O “Busão da Vacina” estacionou em Minas Gerais, com o objetivo de vacinar pessoas contra a covid-19 e a gripe H1N1. O Estado é o primeiro da região Sudeste a receber o ônibus.
A Cruz Vermelha Brasileira, em parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria de Saúde, é a responsável pela execução da logística das viagens desse “busão”, testes rápidos, aferição de pressão arterial e apoio psicossocial.
De acordo com o conselheiro estadual da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais (CVB-MG), Ricardo Oliveira, a expectativa é de que 200 sejam imunizados por dia.
Oliveira disse ao G1 que o ônibus está nesta quarta-feira (16) em Belo Horizonte mas, já na quinta-feira (17), está de partida para Brasília de Minas, na Região Norte do estado. O Busão começa a atender na sexta-feira (18).
Ainda segundo ele, os municípios percorridos serão determinados por meio de um cronograma da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e que, em princípio, o veículo fica em terras mineiras por 45 dias.
Infraestrutura
O Busão tem três salas para aplicação de imunizantes, três mesas para fazer o cadastro e testes rápidos, 20 cadeiras para espera e duas tendas para cadastros.
Além disso, o veículo tem dois freezers e dois lavabos com duas pias para higienização das mãos. Os refrigeradores têm capacidade para acomodar 800 frascos de vacina e são mantidos por energia elétrica ou solar.
Cada prefeitura é responsável por disponibilizar as vacinas e os profissionais para aplicar as doses.
Parceria
O projeto foi possível por meio de uma parceria entre a Cruz Vermelha Brasileira, o Ministério da Saúde, a Mercedes Benz e a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.
Ele acrescenta que 16 voluntários da CVB-MG foram os primeiros a receber treinamento para manusear os equipamentos do veículo, além de dar orientações relacionadas à prevenção e aos protocolos de segurança adotados pelo Ministério da Saúde, como o distanciamento entre as pessoas.
Com informações: G1 MG.