Bolsonaro imitando Lula

Economia: Por Davi Carneiro*

A crise econômica finalmente está chegando, e é interessante observar que, em situações como essas, políticos geralmente tomam as mesmas decisões. E isso não é apenas no Brasil, mas em todos os países no qual há uma cultura estatista e também controle estatal da economia.

O fato é que em 2005 Lula iniciou uma política de expansão de base monetária que foi capaz de postergar a crise econômica para 2013/2014, não caindo junto com o resto do mundo em 2007/2008.

E mais uma vez o mundo está caindo, a dívida total já chega a 60 trilhões de dólares (20 trilhões a mais que em 2008), um estouro pode acontecer a qualquer momento. E o governo brasileiro mais uma vez tenta postergar essa crise para os anos posteriores. Só que agora é mais difícil de conseguir, já que a situação econômica do mundo está muito pior do que 12 anos atrás, podendo ter uma das piores crises da história, superando até 1929. É claro que isso depende das ações dos Bancos Centrais ao redor do mundo, mas não é esperado nada diferente do que tem sido feito pelos mesmos nos últimos 100 anos.

Bolsonaro tenta a expansão de base monetária, assim como fez Lula, Trump, Obama, Sarney e vários outros presidentes ao redor do mundo. Contudo, a situação hoje é diferente, a crise é pior, e postergar algo que nem o Federal Reserve consegue mais postergar é extremamente difícil.

O que esperar nos próximos meses? Crises ao redor do mundo. E isso inclui o Brasil, mas se será na mesma proporção que os outros países é difícil dizer. O fato é que uma crise é em nosso país é inevitável, resta saber se será agora ou daqui alguns anos, não tem como fugir mais.

E isso traz a discussão que já deveria ter vindo desde a crise de 1929. Por que governos continuam criando bolhas mesmo sabendo que isso gera crise? Porque é assim que funciona a política, mais vale uma boa imagem do que um bom país. Lula ainda é querido por muitos mesmo tendo quebrado o Brasil, assim como é o Obama, assim como deve acontecer com o Bolsonaro e seus fãs. Enquanto as pessoas acharem que política é time de futebol e esperar tudo da mão do estado, achando que ele deve ser o responsável pelos “direitos” dos cidadãos e por fazer o país crescer, dificilmente a situação irá mudar.

Lembrem-se, esquerda e direita nada mais é do que duas faces da mesma moeda.

*O texto é de responsabilidade do autor.

3 thoughts on “Bolsonaro imitando Lula

  1. Eric Reply

    Lula tenha quebrado o país foi engraçado. O que quebrou e quebra o país é o sistemapolitico, o jeitinho brasileiro e o próprio brasileiro. O que quebra o país é a desigualdade social, a falta de fiscalização e a falta de gestão. Colocar a culpa em um só não é correto.

  2. Rodolfo guerson Reply

    Onde está o “mercado” agora pra salvar o país nessa crise??.. Onde estava o mercado na crise de 1929?.. quem salvou os americanos na crise de 1929?. Foi o mercado ou foi o Estado?.. e outra, o Estado é responsável sim para garantir os direitos fundamentais a cada cidadão,. Como disse o Abilio Dinis,.. em tempos de crise, todo liberal vira keynesiano..
    O polis deveria ter uma outra opinião sobre economia.. de preferência de gente que não defende a escola de Chicago.. Mises Institute.. essas coisas. O neoliberalismo colocou o pé na cova em 2008.. e esse pensamento de atacar o Estado representa um fracasso.. um atraso. Só não vê quem está por fora do vem acontecendo no mundo.

  3. Vitor Reply

    Os estado não deve n ser responsável pelos nossos direitos, ele é responsável e não está fazendo nenhum favor a ngm e sim a sua obrigação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *