Qual é a data correta para comemorar o aniversário e quantos anos Recreio tem? Essas e outras perguntas são rotineiramente debatidas por recreienses interessados em história. Em 2023, o recreiense, ex-ferroviário e grande entusiasta da história, Pedro Dorigo, encontrou no jornal do Rio de Janeiro, “Gazeta de Notícias”*, a data de inauguração da Estação Ferroviária de Recreio, ou seja, a data do nascimento de Recreio: 22 de maio de 1876.

A historiadora e genealogista Nilza Cantoni destacou o “achado histórico” em seu blog. (leia https://cantoni.pro.br/2023/08/18/estrada-de-ferro-estacoes-recreio-e-campo-limpo/)
Confira a reportagem, publicada em 25 de maio de 1876, pelo “Gazeta de Notícias”:
“Na estrada de ferro da Leopoldina inaugurou-se a estação do Recreio, distante de Porto Novo do Cunha 67 kilometros, no dia 22 do corrente. O trem de viajantes partiu de Santa Isabel às 7:30 da tarde, chegando ao Recreio às 7:53, onde foi recebido no meio de gyrandolas, foguetes, flôres, bandeiras e ao som da musica da localidade, por uma commissão composta dos Srs: capitão Ignacio Ferreira de Brito, Drs. Antonio Gomes do Val, José Bazilio Magno de Carvalho, Felippe Pivatelli e muitas pessoas gradas da vizinhança. Em seguida foi offerecida pelo Sr. capitão Ignacio Ferreira uma lauta ceia aos Srs.engenheiros da companhia e mais convidados. Durante a refeição foram levantados diversos brindes, que foram calorosamente correspondidos.”
Com este “achado histórico” fica praticamente definido que o dia 27 de junho não é aniversário do Município. Vale ressaltar que essa data refere-se ao dia em que Recreio passa a ser distrito de Leopoldina.
A cidade de Recreio é oriunda da expansão ferroviária no século XIX. Ao longo dos anos é repassada a informação histórica que a construtora dos trilhos não conseguiria construir o trecho da via férrea entre Santa Izabel (atual Abaíba) e as terras recreienses passando pelo atual distrito de Conceição da Boa Vista e que o capitão Ignácio (proprietário da Fazenda Recreio), irmão do coronel Francisco Ferreira Brito Neto (proprietário da Fazenda Laranjeiras) cedeu as terras para passar os trilhos e instalar a estação (atual APAE). Ali começava a surgir o pequeno arraial, chamado nos primeiros anos de Arraial Novo, que mais tarde seria o distrito de Recreio, subordinado a Leopoldina, a partir de 1890 e que em 1938 conseguiria a sua emancipação político-administrativa.
