O estudante do 1º ano do Ensino Médio da E.E. Olavo Bilac, de Recreio, Gian Marco Arruda Machado, foi selecionado para o programa de intercâmbio internacional “Passaporte Mineiro do Conhecimento”. O jovem ficou entre os 150 alunos da rede estadual de Minas Gerais. Em 2026, ele terá experiências fora do Brasil.
Gian é filho de Marcos Ferreira Machado e Marilene Pina Arruda. Irmão de Tailana Pina Arruda e tio de Helena Pina Soares. A família está super feliz com a conquista. A professora orientadora, Priscila, disse que receberam a notícia com muita alegria.
Os 150 selecionados terão bolsas de estudo para cursar o 2º ano do ensino médio no exterior, com todas as despesas pagas pelo Estado. O intercâmbio inclui passagens aéreas, emissão de visto, hospedagem, seguro saúde, taxas acadêmicas e ajuda de custo mensal.
A primeira seleção publicada nesta quarta-feira (27) reuniu 90 nomes e, até o final do ano, os outros 60 serão anunciados.
Como funciona a seleção
O Passaporte Mineiro do Conhecimento segue critérios definidos em regulamento e contempla exclusivamente estudantes de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Para se candidatar, os alunos precisam ter bom desempenho acadêmico, frequência regular e não apresentar histórico de reprovação.
Após a inscrição inicial, os jovens participam de uma Trilha Formativa, que aborda temas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e atividades de preparação para o intercâmbio. Em seguida, passam por entrevistas que avaliam o perfil, a clareza de seus projetos de vida e a forma como percebem a experiência internacional como parte de sua trajetória. Somente após esse processo os nomes dos contemplados são divulgados.


