Sexta-feira (26) acontece a 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de MG em Recreio

Na próxima sexta-feira (26), a partir de 9h, acontece a 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais em Recreio, no Centro Cultural Aristides Dorigo, com apresentações de pesquisas, documentários e palestra.

Programação:

  • 9h – Lançamento do Documentário “Entre Bancos e Nomes”
  • Pesquisas do Parlamento Jovem – Prof. Léo do Pólis
  • 9:20h – Apresentação do projeto “Praças, Memórias e Identidade”
  • 9:40h – Coffee break
  • 10h – Lançamento do Documentário “Ruas, Memórias e Identidade”
  • Pesquisas dos alunos da E.E. Presidente Carlos Luz (Conceição da Boa Vista) – Prof. Léo do Pólis
  • 10:30h – Palestra com a Profª. Dra. Patrícia Vargas – Paisagem Cultural

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. Realizada bienalmente nos anos ímpares, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais integra a programação do Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro e incentiva o desenvolvimento de diversas atividades destinadas a todos os perfis de público e faixas etárias.

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais se inspirou na experiência francesa, inicialmente intitulada “Dias Abertos dos Monumentos Históricos”, realizada pela primeira vez em 1984, pelo Ministério da Cultura da França. Visando mostrar ao maior número possível de pessoas a riqueza do patrimônio cultural francês, durante um fim de semana do mês de setembro, a iniciativa consistia em ações de promoção e difusão, fomentando visitações a monumentos e a equipamentos culturais, entre outros inúmeros eventos.

A edição de 2025 apresenta o tema Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico, buscando refletir sobre a intrínseca relação entre patrimônio cultural e natural e patrimônio material e imaterial, e a importância dos nomes de lugares como elementos de memória e identidade.

Em Recreio, a Jornada é uma realização da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Pontuação da Jornada no ICMS Patrimônio Cultural

Os municípios que tiverem sua adesão à 10ª Jornada homologada, desde que comprovem a efetiva realização das ações propostas, terão direito à pontuação estabelecida no quesito “adesão à Política Estadual de Patrimônio Cultural” no âmbito do ICMS Patrimônio Cultural no Quadro QIA – Política Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural e Outras Ações, conforme Portaria vigente para o exercício 2025.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *