Semana passada em reunião, na cidade de Cataguases (MG), os prefeitos e representantes das cidades que irão compor a malha ferroviária do projeto do trem turístico interestadual entre Cataguases e Três Rios (RJ) denominado “Trem da Terra” foram informados do passeio de análise do trajeto, marcado para dia 26 de novembro, porém a VLI, controladora da concessionária Ferrovia Centro Atlântica adiou a liberação.

O adiamento, segundo o Secretário Executivo dos Fóruns Regionais do Governo do Estado – Território da Mata, Labernet Mendes Ribeiro, foi por prudência da VLI, pois a entidade Amigos do Trem, idealizadora do projeto, ainda está aguardando a autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestre “ANTT” para operar os 180 km da ferrovia.
A expectativa de início das atividades do trem turístico é para o primeiro semestre do próximo ano, com viagens entre Cataguases (MG), Leopoldina (MG), Recreio (MG), Volta Grande (MG), Além Paraíba (MG), Chiador (MG), Sapucaia (RJ) e Três Rios (RJ), com manutenções de locomotivas e vagões na oficina de Recreio.
PREZADOS SENHORES,
O TREM DE TURISMO EM MINAS ENTRE TRÊS RIOS E CATAGUASES É UM ÓTIMO TRABALHO, PEÇO NA AGILIZAÇÃO E DEFINIÇÃO NA DATA DE INAUGURAÇÃO.
PEÇO O FAVOR DE MANTEREM CONTATO, POIS QUERO PARTICIPAR DESTE NOVO PONTO DE TURISMO.
ATENCIOSAMENTE
RONALDO MENDES
minha familia é desta região de chiador e mar de espanha, quando eu era criança, viajava de tres rios até estação de chiador, anos 70, gostaria de voltasse, do papel para tornar realidade, acho que vai demorar, mas espero que volte mais rápido possivel, quero passear com minha esposa
espero que volte, sair o papel para tornar realidade, e um grande distancia
Trabalho coim turismo no Rio de Janeiro e tenho um grupo ansioso para saber quando será a inauguração. Peço que me informe de qualquer novidade sobre este assunto. apara que eu possa informar e reunir o meu grupo para este passeio.
Obrigado.
Os trens além de fazerem uma viagem com mais segurança ainda são muito mais confortáveis, pois na época de ouro do trem de prata, o conforto era excelente, classificação máxima. Havia também um vagão restaurante, tudo isso sem contar com uma das mais bonitas paisagens. Outro fator importantíssimo: não havia poluição, porque o óleo diesel é de baixo teor poluente, e a economia era grande, pois pagávamos por uma viagem de extremo conforto e belíssima.
Sonho com essa viagem do Trem da Terra (Tres Rios x Cataguases), gostaria também de ser informado quanto ao início de operação.
Obrigado