A situação do lago da UHE Barra do Braúna, divulgado com exclusividade pelo Site Pólis na semana passada, está trazendo muita preocupação para os recreienses que utilizam as áreas para lazer, pescaria e outros fins. Para obter mais informações e colocar a população por dentro do caso, o vereador Paulinho Pintor, enviou um ofício para a Brookfield Renewable, solicitando uma audiência pública, em Recreio, com um representante da empresa.

O ofício nº 03/2016 foi enviado na última sexta-feira (21) ao vice-presidente de meio ambiente fundiário e responsabilidade social da Brookfield Renewable, Antônio Fonseca dos Santos, da empresa gestora da UHE Barra do Braúna, localizada no rio Pomba, entre Recreio e Laranjal, mas, com o lago atingindo também terras de Leopoldina e Cataguases.
No documento o vereador requer “mais informações sobre a situação da água, que segundo matérias jornalísticas veiculadas nos meios de comunicação da região neste mês de outubro, está imprópria para consumo, pesca e banho, por causa dos altos índices de cianobactérias, haja visto que, muitos moradores de Recreio, produtores rurais e pescadores utilizam regularmente desta água para lazer, consumo de animais e geração de emprego e renda por meio da pesca”. Ao final do ofício, Paulinho Pintor solicita uma audiência pública na Câmara Municipal de Recreio com um representante da Brookfield, para maiores esclarecimentos a todos.
O vereador agora aguarda, em até 15 dias, uma resposta da empresa.
Leia mais sobre o caso: http://www.polisrecreio.com.br/site/2016/10/14/lago-da-uhe-barra-do-brauna-esta-improprio-para-consumo-banho-e-pesca/