Em 2016, pela primeira vez, o Brasil terá vacina contra a dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária “ANVISA” liberou nesta segunda-feira (28) o registro da vacina contra a dengue produzida pela Sanofi, divisão do laboratório francês Sanofi Pasteur, conforme publicação no Diário Oficial da União, sendo assim, em 2016 pela primeira vez o Brasil terá a vacina contra a doença.

VACINA-CONTRA-DENGUEA vacina, denominada de “Dengvaxia”, é considerada eficaz na prevenção dos quatro tipos de dengue e poderá ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos, segundo comunicado divulgado pelo laboratório.

Os testes foram feitos em 40 mil pessoas de nove meses aos 60 anos, em 15 países, inclusive no Brasil. Os resultados foram entregues no fim de 2014 e estavam sendo analisados pela ANVISA desde março deste ano.

“Foi uma surpresa de fim de ano, e a boa notícia é que vamos ter a vacina no primeiro semestre de 2016. Mas é importante que se continue cuidando dos criadouros do Aedes Aegypti porque a vacina protege, mas não vai acabar com o mosquito e a vacina não protege contra outras doenças disseminadas pelo vetor, como a zika”, disse a diretora médica do Sanofi Pasteur, Sheila Homsani.

A decisão de fornecê-la no Sistema Único de Saúde é do Ministério da Saúde, que levará em conta fatores como a relação entre custo, efetividade e impacto orçamentário.