Recreiense que desperdiçar água será multado em R$ 150

Em outubro de 2014, pela primeira vez na história de Recreio, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE” foi obrigado a interromper o fornecimento de água durante uma semana na cidade depois de passar por um longo período de estiagem. Passado um ano o problema do abastecimento continua sempre que há a falta de chuvas e desde então alguns recreienses começaram a cobrar do poder público medidas mais drásticas para quem desperdiçar o “líquido mais precioso” para as nossas vidas.

No início de novembro a Prefeitura Municipal em parceria com o SAAE, finalmente, resolveu adotar essa medida drástica e através do Decreto Nº 047 de 6 de novembro de 2015 o Prefeito Ônio Fialho Miranda estabeleceu situação de emergência e determinou restrição ao uso da água potável em Recreio.

água
Desperdício de água. (Imagem ilustrativa).

Segundo o Art. 3º fica proibido a utilização da água da rede pública para lavar veículos, calçadas, frentes dos imóveis, ruas, encher piscinas, bem como para outras situações que não sejam para o consumo humano e caracterizem desperdício. A proibição estende-se a lavagem de veículos em postos de gasolina, lava-jatos e similares com água fornecida e tratada pelo sistema.

“O cidadão que estiver descumprindo as restrições do Art. 3º será notificado e caso continue desrespeitando ele será multado em R$ 150 por um fiscal municipal que está sendo capacitado para a execução do serviço”, informou o diretor do SAAE, Ronaldo Luís Machado Silva. As multas aplicadas serão revertidas à fornecedora de água.

A partir de amanhã, 1º de dezembro, o SAAE começa a divulgação da medida no carro de som da Sonorização Medeiros pelas ruas da cidade e durante a programação da Rádio Mundial FM 104,9 várias chamadas serão colocadas no ar, além da entrega de panfletos informativos aos usuários do sistema. “A população também pode ajudar, basta ligar telefone (32) 3444-1961 e denunciar quem está desperdiçando água”, disse o diretor Ronaldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *