Na última semana a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica convocou todos os agentes de saúde para informá-los que a partir de agora eles estarão trabalhando como agentes de combate à dengue. A medida foi tomada em atendimento a Portaria Nº 2.121, de 18 de dezembro de 2015 do Ministério da Saúde.
Em Recreio compõem o Programa “Estratégia da Saúde da Família – ESF” 3 equipes compostas por 18 agentes, sendo 14 na cidade, 2 em Conceição da Boa Vista, 1 em Angaturama e 1 em Barreiros, que se juntarão aos 4 agentes de endemias em campo, 2 na UBV Costal, 1 chefe de turma, 1 digitadora e 1 coordenador.
“A medida tem o objetivo de reforçar o controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus”, disse a chefe de turma Alessandra Campos, que durante a reunião com as equipes de ESF explicou todo o serviço a ser realizado com acompanhamento dos agentes de endemias.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Ana Luísa Simões Silva, a utilização da Portaria do Ministério da Saúde foi uma exigência da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.
Até o momento o Município já registrou mais de 60 notificações suspeitas de dengue.