Usina de Reciclagem: assunto mais comentado em reunião do Plano de Resíduos Sólidos de Recreio

O assunto mais comentado durante a reunião do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos “PMGIRS” de Recreio foi a Usina de Reciclagem, localizada no distrito de Conceição da Boa Vista. O maior empreendimento da história do Município na área socioambiental, construída por meio da Brookfield Energia Renovável, foi fechado em 2015. A administração José Maria Barros planeja para este ano o retorno das atividades.

Reunião do PMGIRS.

Apesar de não ter sido o foco principal do encontro entre os comitês do Plano e de outros participantes, o contexto do produto apresentado – Caracterização Municipal – acabou direcionando a discussão para o projeto de reativação da Usina.

Durante pouco mais de 1 hora o engenheiro ambiental e sanitaristas Ricardo Gouvêa, e, Ana Paula, arquiteta e urbanista, ambos da Ideal Consultoria, apresentaram dados históricos, geográficos e econômicos do município de Recreio, e logo no início a Usina começou a ter destaque na discussão com o anúncio da presença de representantes da ACRAP de Além Paraíba. A Associação de Catadores foi credenciada pela Prefeitura Municipal por meio de chamamento público para gerenciar a Reciclagem.

Apresentação do produto 2 do Plano.

Segundo Ricardo, o projeto de reativação da Usina tem que estar alinhando com as propostas do Plano do Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Além do governo José Maria Barros e a ACRAP, o Conselho Municipal de Assistência Social, também está envolvido no projeto. De acordo com a Lei Federal 12.305/2010, qualquer município que almeje recursos para investimentos na área de destinação adequada do lixo deve ter o PMGIRS.

Conforme informações apresentadas na reunião a previsão é que a Reciclagem esteja em operação este ano. A Usina foi construída em 2012 por meio da Brookfield Energia Renovável com recursos do BNDES no valor de R$ 641 mil. Em 2015 ela foi fechada por negligência administrativa. Desde então os resíduos sólidos de Recreio são enviados para o aterro sanitário União Recicláveis, na BR-116.

Secretário Diego Pena.

Sobre a continuidade da elaboração do Plano, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Diego Pena, disse que a próxima etapa serão os diagnósticos, porém, é necessário aguardar a aprovação dos dois primeiros produtos enviados a Caixa Econômica Federal. “Em breve marcaremos o próximo encontro e informaremos a todos”, informou o secretário.

Participaram da reunião do PMGIRS, realizado na quinta-feira (25), na Câmara Municipal, membros dos comitês; secretários municipais; vereadores, Paulinho Pintor, Pororoca, Fabrísio ‘Páo Doce’ e Marcel; e representantes da Ideal Consultoria, do Conselho Municipal de Assistência Social e da ACRAP.

Reunião do PMGIRS.
Produto 2 do Plano em apresentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *