PM e ROTAM realizam operação em Recreio

A Polícia Militar de Minas Gerais e três equipes da ROTAM – Rondas Táticas Metropolitanas – realizaram operação em Recreio na sexta-feira (23) com objetivo de coibir ações criminosas na região e impedir a migração de delituosos do Estado do Rio de Janeiro após a intervenção federal.

Viatura da ROTAM. Foto: Reprodução.

Durante a fiscalização na cidade as equipes levantaram informações que um indivíduo estaria adquirindo drogas no morro do Alemão, no Rio de Janeiro, e comercializando no Município. Uma ação foi desencadeada e o suspeito, de 20 anos, foi apreendido na Grotinha, com um revólver com cinco cartuchos calibre 32, 16 munições, maconha e R$ 336,50 em dinheiro. Em outra residência os militares um homem de 41 anos foi preso tentando dar descarga em uma grande quantidade de maconha e cocaína.

Os dois suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil em Leopoldina juntamente com todo material apreendido.

Os militares da 6ª CIA PM Ind: Soldado Veiga, Tenente Amarildo – Comandante do Policiamento da Unidade, e o Soldado Gandra.

ROTAM

A ROTAM – Rondas Táticas Metropolitanas – constitui-se em força de reação e manobra do Comando-Geral da PMMG, podendo, portanto, ser empregado em qualquer local do Estado, onde ocorra grave violação da ordem pública.

É uma força especial capaz, totalmente adestrada, pronta para atuar em qualquer parte de Minas Gerais mediante acionamento do Comando-Geral da PM e do Coronel Comandante do Policiamento Especializado (CPE). De ágil deslocamento e atua diuturnamente recobrindo as Unidades de Área e atuando principalmente no combate a grande criminalidade violenta. Dotada de policiais bem treinados e de armamentos de combate urbano como fuzis 223 (556) de fabricação da IMBEL e de pistolas 9mm e fuzis para-fal 762.

Como o seu deslocamento é de grande agilidade, atua também com a missão de controlar distúrbios civis, retomada de pontos críticos e unidades prisionais e locais de homizio de criminosos de alta periculosidade e na restauração da ordem pública quando as unidades de área já não detêm o controle.

A unidade foi criada dia 1º de fevereiro de 1978 após a extinção do antigo Batalhão de Rádio-patrulha (BRp).

O Batalhão hoje é o Batalhão ROTAM, fruto do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

Intervenção federal no Rio de Janeiro

O Governo Federal decretou uma intervenção na área de segurança pública no Estado do Rio de Janeiro até 31 de dezembro deste ano. Com isso, a responsabilidade de gerir essa área, que é estadual, passa para as mãos do Governo Federal, que é representado por um interventor.

Foi nomeado para o cargo o General do Exército Walter Braga Netto, que lidera o Comando Militar do Leste (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo). Com isso, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Roberto Sá, entregou o cargo.

A partir de agora, o interventor passa a ter total poder para gerir a segurança pública fluminense, controlando a Polícia Civil, a Polícia Militar, os bombeiros e administração penitenciária.

Com informações: O Vigilante Online – PMMG – G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *