Selo de Inspeção Regional poderá beneficiar empreendedores de Recreio

A possibilidade da criação do Selo de Inspeção Regional “SIR” poderá beneficiar empreendedores de Recreio do ramo de laticínios, embutidos, ovos, mel e outros. A proposta foi apresentada em reunião promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Pecuária, com o assunto sendo abordado por técnicos da Associação de Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba “AMERP”.

O encontro aconteceu na última sexta-feira (24) no Centro de Referência de Assistência Social “CRAS”. O tema foi apresentado pelos representantes da AMERP: Gustavo Júnior Pereira, técnico em agropecuária, graduado em gestão pública e graduado em direito; Rodrigo F. Pereira, graduado em engenharia ambiental e especialista em planejamento empresarial; e Luciana Shelb, médica veterinária.

A ideia, segundo as informações apresentadas, é envolver os municípios filiados a AMERP em um Consórcio Intermunicipal com um selo único de inspeção, que seria o SIR. Com a criação deste selo os pequenos produtores e empresas poderão sair da clandestinidade, com incentivos a produção agrícola e a possibilidade de crescimento da arrecadação. Os empreendedores dos municípios participantes terão orientação técnica para instalação dessas unidades e o custo desta implementação será diluído entre os consorciados. Há também a expectativa de um comércio regional dos produtos com o selo SIR.

Todos os participantes foram a favor do Selo Regional. A próxima etapa será a assinatura da carta de adesão do Município ao Consórcio. Na sequência será feita uma análise da legislação municipal vigente e a formulação de uma única lei para os participantes do Consórcio para serem apreciadas nas Câmaras Municipais. As adequações serão a longo prazo.

Além dos técnicos da AMERP e de empreendedores de Recreio de diversos ramos, estiveram presentes: prefeito de Recreio, José Maria Barros; secretário de Agricultura, Pesca e Pecuária, Luís Otávio Guilherme; e os vereadores, Paulinho Pintor, Pororoca, Beto e Leninha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *