Nova presidente da ONG Amigos do Trem esclarece atual situação do Trem Rio-Minas

Com o falecimento do idealizador do Trem Rio-Minas, Paulo Henrique do Nascimento, em novembro de 2018, a ONG Amigos do Trem passou a ser presidida por Cyntia Nascimento Leite. O Site Pólis entrou em contato com a presidente e ela esclareceu a atual situação do projeto que visa resgatar o movimento ferroviário na região através de um circuito turístico de 120 km entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ).

Trem Rio-Minas em Recreio. Foto: Arquivo.

Cyntia disse que a composição reformada, com 9 vagões de passageiros e 2 locomotivas, estão na cidade de Três Rios (RJ) e que as máquinas que estão na oficina de Recreio são extras. Ela informou que a documentação legal da ANTT foi toda concluída, incluindo a inspeção da Agência Reguladora da linha férrea entre Três Rios, Chiador, Sapucaia e Além Paraíba. Já, a inspeção no trecho entre Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases, depende da programação da ANTT.

A presidente (foto) lembrou também que a revitalização da linha férrea não depende da ONG Amigos do Trem. Este serviço é responsabilidade da concessionária FCA/VLI. “Neste momento aguardamos as decisões futuras da concessionária para formalização do Contrato Operacional Específico para operação do Trem Rio-Minas e decisões da ANTT e MPF”, disse.

 

Confira na íntegra a nota da ONG Amigos do Trem 

A ONG Amigos do Trem vem por meio deste comunicar a todos que o Trem Rio-Minas está com 09 vagões de passageiros e 02 locomotivas reformadas. Quanto a parte da documentação legal da ANTT foi toda concluída, incluindo a inspeção da Agência Reguladora da linha férrea entre Três Rios, Chiador, Sapucaia e Além Paraíba, aguardando a segunda inspeção de Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases, data esta que deverá ser programada e realizada pela ANTT.

O Trem Rio-Minas encontra-se estacionado na cidade de Três Rios aguardando a conclusão da revitalização da linha férrea que vem sendo realizada pela concessionária FCA/VLI, não dependendo do operador do trem que é a ONG Amigos do Trem.

A ONG neste momento aguarda as decisões futuras da concessionária para formalização do Contrato Operacional Específico para operação do trem Rio Minas e decisões da ANTT e MPF.

Também comunicamos que o projeto do Trem Rio-Minas continua cada dia mais forte e consolidado até que se resolva de fato estas questões burocráticas acima transcritas para que se possa dar início às operações.

Atenciosamente,

Cyntia Nascimento Leite
Presidente da ONG Amigos do Trem

11 thoughts on “Nova presidente da ONG Amigos do Trem esclarece atual situação do Trem Rio-Minas

  1. Antonio Pastori Reply

    Parabéns, Cyntia.
    A Amigos do Trem está em boas mãos.
    Precisando de algo, estamos aí.
    Antônio Pastori

    vice presidente da AFPF e coordenador do GFPF.

  2. Hélio Suevo Rodriguez Reply

    Prezada Cynthia ,
    A Associação de Engenheiros Ferroviários/AENFER ,apoia integralmente o Projeto do Trem Rio/Minas e se coloca a disposição da ONG.
    Atenciosamente ,
    Hélio Suevo Rodriguez.
    Diretor da AENFER.
    Diretor Técnico da AFPF

  3. Hélio Suevo Rodriguez Reply

    Prezada Cynthia ,
    A Associação de Engenheiros Ferroviários/AENFER ,apoia integralmente o Projeto do Trem Rio/Minas e se coloca a disposição da ONG.
    Atenciosamente ,
    Hélio Suevo Rodriguez.
    Diretor da AENFER.
    Diretor Técnico da AFPF

  4. Jorge araujo Reply

    Sra Cíntia parabéns
    Que Deus te dê a força e livramento que precisava nesta empreitada que certamente será um sucesso
    Vitoria

  5. Eduardo Marini Reply

    Cada vez que tomo conhecimento de uma iniiciativa como esta fico muito feliz. Como antigo ferroviário da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, e amante das ferrovias não concebo que um país como o Brasil vire as costas para a ferrovia. As estradas de ferro foram, são e serão sempre motivo de progresso. Em minha vida (tenho 72 anos) ja viajei muito de trem. Sonho voltar a fazê-lo antes de ir, Em toda a mudança de governo fico na expectativa de uma mudança, mas acredito que não depende só do governo. Iniciativas como os trens turisticos pode quase que obrigar qua as autoridades revejam seus conceitos de transporte, parabens Amigos do Trem, estamos com vocês.

  6. José Roberto Silvestre Reply

    Bom dia!
    Estou como a maioria das pessoas que amam os trens, aguardando com uma boa dose de ansiedade a viagem inicial da linha. Passear é um sonho para todos,e passear de trem é um sonho em todos sentidos.

  7. Paulo Medeiros Reply

    Como posso me manter informado sobre o andamento do projeto. A ansiedade pela realização deste passeio me “mata”. Será que conseguiremos?

  8. RICARDO Reply

    Bom dia.
    Li a respeito da iniciativa e fiquei encantado.
    Parabéns e sucesso.
    Tem previsão para inicio? Gostaria muito de ir na viagem inaugural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *