A solenidade do dia 27 de junho, em Recreio, acontece nesta quinta-feira, a partir das 8h, no Centro Cultural Aristides Dorigo, com o tema “Educação e Saúde – Alimentação Saudável é Atitude”. A partir das 5h da manhã tem alvorada da Fanfarra da E.E Olavo Bilac, Vilmano Francisco Vieira. A data não é o aniversário de Recreio.
Diversas apresentações culturais das escolas municipais, estaduais, centros educacionais e da APAE estão programadas para acontecer no Centro Cultural, na antiga estação ferroviária, além de pronunciamentos de autoridades. A organização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultural e da Secretaria de Saúde.
O dia 27 de junho foi instituído como feriado municipal em 2006. Historicamente a data é o momento que o então Arraial Novo torna-se distrito de Leopoldina, ou seja, não é o aniversário de Recreio. A emancipação aconteceu alguns anos depois, em 17 de dezembro de 1938, a partir daí estava criado o Município de Recreio. A autonomia político-administrativa começaria em 1º de janeiro de 1939 com a posse do primeiro prefeito, Dr. Modesto Faria.
Datas importantes de Recreio
*1874 – “instalação da ferrovia nas terras que hoje são conhecidas como Recreio”, dando origem a urbanização da área e logo a criação do povoado.
*27 de junho de 1890 – “criação do distrito de Recreio”, nesta data o povoado passa ao status de distrito do município de Leopoldina. Até essa data Recreio era povoado de Conceição da Boa Vista, da mesma forma que Barreiros é hoje.
*17 de dezembro de 1938 – “publicação do decreto-lei que deu autonomia político-administrativa a Recreio”, sendo então desmembrado de Leopoldina.
*1º de janeiro de 1939 – “Dia do Município de Recreio”, data da posse do primeiro prefeito, o Dr. Modesto Faria. A partir deste dia Recreio passa ao status definitivo de Município, deixando de ser distrito de Leopoldina.