A Vigilância Epidemiológica Municipal registrou casos de dengue e chikungunya na cidade de Recreio e no distrito de Conceição da Boa Vista. Alguns exames já têm resultado positivo para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo os dados, somente em novembro existem 7 casos suspeitos de dengue no Município: 5 em Conceição da Boa Vista e 2 em Recreio (Caxias e Canto dos Ferreira), porém os resultados dos exames ainda não chegaram. Para a incidência de chikungunya 5 notificações foram registradas no mês corrente: 3 em Conceição da Boa Vista (1 resultado positivo) e 2 em Recreio (Planalto).
Na área urbana de Recreio a Vigilância informa que os bairros com grande ocorrência de focos positivos do Aedes aegypti são: Grotinha; José de Freitas Coutinho; Planalto e Alto do Asilo.
“Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikununya. A maior parte dos focos do Aedes estão sendo encontrados nos domicílios. A Vigilância Epidemiológica pede uma mais uma vez a colaboração da população. Estamos em um período de chuva, onde devemos redobrar o cuidado”, informou Leandra Rosa, referência técnica da Epidemiologia Municipal.
Veja algumas dicas de como a população pode ajudar:
- Não deixem recipientes que acumulem água virados para cima;
- Guarde pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água;
- Mantenha lajes sempre secas;
- Mantenha caixas d’água, cisternas e poços fechado ou vedados ou tampe com tela aqueles que não tem tampa própria;
- Mantenha piscinas sempre limpas e use cloro para tratar a água.