Em Recreio, através do decreto 316/2020, o prefeito José Maria Barros, tomou algumas medidas para enfrentamento do coronavírus e declarou situação de emergência no Município. Uma das principais medidas é o cancelamento de todos os eventos públicos e privados de qualquer natureza. Estabelecimento ou pessoa física que infringir terá a suspensão do alvará anual de funcionamento, bem como estará sujeito às multas previstas na legislação e demais medidas administrativas e judiciais cabíveis.
O decreto criou também um Gabinete de Prevenção e Acompanhamento composto pelos seguintes nomes:
- Secretário Municipal de Saúde – Henrique Meira Ribeiro;
- Secretária Municipal de Educação e Cultura – Maria José Lacerda Freitas Dorigo;
- Secretário Municipal de Desenvolvimento Social – João Carlos Cunha de Barros;
- Comandante do Destacamento da Polícia Militar – Sargento Marcus Vinícius Geraldo.
A presidência do Gabinete, formado para adotar medidas preventivas, terapêuticas e administrativas necessárias para o enfrentamento da situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia coronavírus (Covid-19), será do secretário de Saúde.
Foram suspensas as férias concedidas aos servidores da área de saúde e desenvolvimento social e as aulas também (em breve informaremos até quando).
Segundo o secretário de Saúde, Henrique Meira, essas medidas são preventivas. Até o momento não há nenhum caso suspeito da doença em Recreio.
Confira a íntegra do decreto 316/2020.
Medidas anunciadas pela Prefeitura Municipal
Com a progressão da doença em todo território nacional, independentemente da existência de casos suspeitos/positivo ou não em nosso Município, algumas medidas devem ser adotadas por toda a população para evitar o contágio comunitário:
• Restrição de contato social (Viagens, locais com aglomeração, sair de casa somente quando necessário).
• Lavagem das mãos com frequência, com água e sabão evitando levar as mãos na boca, nariz e olhos. Quando não for possível lavar as mãos, higienize com álcool gel 70%;
• Ao tossir e espirrar cubra nariz e boca com o antebraço ou lenço descartável;
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
• Mantenha os ambientes ventilados;
• Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar, caso aconteça algum sinal de gravidade procure a Unidade de Saúde mais próxima.
Contamos com a colaboração da população para seguirem as recomendações. Só propaguem informações vindas de órgãos oficiais. Fiquem atentos às fake news.