Economia: Por Davi Carneiro*
O famoso game de mundo aberto Grand Theft Auto, da desenvolvedora Rockstar Games, é um dos maiores sucessos não apenas do mundo dos vídeo games em si, mas do mundo do entretenimento, chegando a bater recordes absurdos. Sua versão mais recente foi lançada em 2013, e ainda sim conta com uma imensa base de jogadores e segue como sendo um dos jogos mais vendidos da história. Só que mesmo sendo uma sátira da vida real, o GTA conseguiu recriar de maneira quase que perfeita a economia dos Estados Unidos, e por tabela, a economia brasileira.
A versão online do game permite que os jogadores se conectem em salas para até 32 jogadores, nos quais os mesmos têm diversas formas de ganhar dinheiro, podendo assim comprar carros, roupas e casas. Contudo um fenômeno vem acontecendo na economia do jogo nesses sete anos desde seu lançamento; a inflação.
Em seu lançamento, o item mais caro do jogo custava apenas um milhão de GTA$, a moeda do game. Hoje, apenas sete anos depois, há itens que chegam a custar 10 milhões de GTA$. Lógico que há lançamentos de novos conteúdos que justificam alguns preços maiores, como um iate ou um jato de ouro, mas o preço de absolutamente tudo e qualquer novo lançamento adicionado ao game segue um padrão de aumento de custo, até mesmo itens que, se fossem lançados alguns anos atrás, teriam um preço consideravelmente menor ao do atual momento.
E isso, assim como na economia real dos Estados Unidos e do Brasil, ocorre por um simples motivo; criação de crédito. No jogo não existe um limite de moedas disponíveis, não há lastro, com isso cada GTA$ adquirido por um jogador é um novo GTA$ criado. E essa criação vem tanto de “missões” dentro do game, quanto de micro transações, ou seja, quando um jogador utiliza moeda do mundo real para comprar moedas dentro do jogo, uma espécie de “troca de câmbio”. Agora some isso com milhares de jogadores jogando por sete anos na mesma economia, e o resultado é uma inflação absurda.
Isso ocorreu em menos de dez anos, em um mundo virtual limitado apenas para os players. Contudo o Brasil consegue seguir o mesmo caminho do GTA Online. Obviamente não há micro transações ou missões para gerarem moeda, a criação de crédito no Brasil é feita através do Banco Central, reserva bancária fracionária e manipulação da taxa de juros. E mesmo sendo feita por políticos e economistas, o resultado consegue ser o mesmo de uma realidade virtual feita por desenvolvedores de vídeo games.
A inflação nada mais é do que a desvalorização da moeda devido ao aumento de sua oferta, ou seja, quanto mais dinheiro se é impresso, mais alto os preços ficarão, lei de oferta e demanda e uma das lições da economia mais conhecidas pelas pessoas. E isso é tão certo que até mesmo um jogo online sofreu desse fenômeno
O Brasil vem de anos de criação de crédito, manipulações na taxa de juros e expansão da base monetária, a nota de duzentos reais divulgada recentemente foi apenas um dos indícios de que a inflação assombra o país há anos, e isso está longe de acabar. O que é algo preocupante, já que como todos sabem, até os melhores jogos chegam ao fim, já um país é algo mais complicado.
*O texto é de responsabilidade do autor.