Hospital de Recreio empresta respirador para criação de mais um leito de UTI em Leopoldina

O Hospital São Sebastião de Recreio emprestou um aparelho respirador pulmonar, doado pela FIEMG/Zona da Mata, para criação de mais um leito de UTI em Leopoldina, na Casa de Caridade Leopoldinense. A cessão do equipamento acontece no pior momento da pandemia do coronavírus e poderá ajudar a salvar vidas da nossa região.

Renan Guimãres (GRS Leopoldina) e Dr. Luiz Ronaldo (HSS).

Confira o pronunciamento do provedor do HSS, Dr. Luiz Ronaldo Pinheiro dos Santos, publicado em rede social:

“Com o agravamento da pandemia e o estrangulamento no atendimento por conta do Casa de Caridade Leopoldinse, fomos procurados pela provedora Vera Maria Valle Pires e pelo diretor da GRS/Leopoldina, Renan Guimaares, para ” cedermos” um dos nossos respiradores (que estava ocioso), através de documento legal, para que Leopoldina pudesse criar mais um leito de UTI e, assim, salvar mais uma vida, uma vez que a CCL não dispunha de mais respiradores.

Por essa razão, e imbuídos do espírito cristão de solidariedade, decidimos emprestar temporariamente o respirador aquele hospital. É momento de unirmos forças para salvar vidas. Que essa união entre as entidades de saúde de Recreio e Leopoldina sirva de exemplo, pois “naquele” respirador pode estar sendo salvo um amigo nosso, um parente nosso ou até mesmo um desconhecido (não importa), mas estaremos cumprindo o que nos impõe as palavras de Jesus: sejamos solidários…amemos o próximo como a nós mesmos. ”

O Hospital São Sebastião de Recreio recebeu ano passado três aparelhos respiradores pulmonares. Eles foram doados pela FIEMG Regional Zona da Mata, presidida pelo recreiense, Heveraldo Lima de Castro.

A Casa de Caridade Leopoldinense, o Hospital São Salvador (Além Paraíba) e o Hospital Cataguases, são referências para atendimentos de pacientes com covid-19 de todas as cidades da região.

Leopoldina

A Casa de Caridade Leopoldinense, que atende pacientes na microrregião composta pelos municípios de Argirita, Leopldina, Palma e Recreio, atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI para covid-19 na quarta-feira (17), segundo o boletim diário do hospital.

A unidade de saúde tem 19 leitos de UTI para tratamento exclusivo da doença, sendo 17 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dois por convênio médico.

A Casa de Caridade também tem 35 leitos de enfermaria, e 18 estavam ocupados por pacientes com Covid-19 na quarta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *