Covid-19: profissionais da coleta de lixo deveriam ser priorizados na vacinação

Os profissionais da coleta de lixo de todo o Brasil deveriam ser priorizados nas próximas fases da vacinação contra a covid-19. Os coletores mexem com materiais muitas vezes contaminados, ficando expostos ao contágio e com risco de se tornarem potenciais propagadores involuntários do vírus.

Na Câmara dos Deputados Federais existe um Projeto de Lei – PL 370/21 – da Deputada Mara Rocha (PSDB-AC) em tramitação sobre o assunto. De acordo com o site Agência Câmara de Notícias, o documento está aguardando despacho do Presidente da Câmara.

Como a maioria desta classe de trabalhadores são pessoas jovens ou em meia idade, eles deverão ser um dos últimos a ser vacinados, conforme as faixas etárias do Plano Nacional de Imunização.

Em Recreio, alguns profissionais já levaram o caso para a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo informações, a Secretaria consultou a Gerência Regional de Saúde de Leopoldina e está aguardando um parecer do órgão. Além dos coletores de lixo, no Município ainda há os trabalhadores da Usina de Reciclagem de Conceição da Boa Vista, que também estão expostos.

A vacinação em Recreio está na faixa etária de 67 anos. As equipes estão imunizando os idosos em domicílio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *