Seca: alerta de emergência hídrica é emitido para MG

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (28) um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro para Minas Gerais e outros quatro estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná). A previsão é que seja a pior seca em mais de 100 anos.

Imagem meramente ilustrativa.

Todas as unidades da federação atingidas estão na bacia do Rio Paraná, polo de produção agropecuária e de grandes hidrelétricas. Na região, a situação é classificada como “severa” e a previsão é de pouco volume de chuvas para o período. É o primeiro alerta dessa natureza em 111 anos de serviços meteorológicos do País.

O documento foi divulgado de forma conjunta pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), órgãos federais ligados à meteorologia, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). As instituições reforçam que a emergência hídrica é associada à escassez de precipitação na região hidrográfica e a previsão de que o cenário persista até setembro.

Com informações: UOL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *