Historicamente o inverno é o período do ano quando as queimadas se intensificam devido ao clima seco, a estiagem prolongada, ventos e ainda há os casos de incêndios provocados pela ação humana. Segundo informações da Defesa Civil Municipal, os focos aumentaram nos últimos dias em Recreio, tanto na área urbana quanto na área rural.
Foram registradas queimadas em uma grande área no povoado do Barreiros, em um morro próximo ao Hospital São Sebastião, em um bambuzal na beira do ribeirão dos Monos entre Caxias e Mandioca, nas proximidades da Cachoeira dos Monos – estrada Serra das Virgens e em Conceição da Boa Vista. Além de outros focos que já haviam acontecido na área do Conjunto Habitacional Dr. Irajá José Fernandes e na Rua Ferreira Neto (Avenida).
Na segunda-feira (26), para conter o fogo no bambuzal foi necessário o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, com participação de servidores municipais da Prefeitura e moradores próximos. No final da tarde foi a vez da equipe do Município trabalhar para conter o fogo na região da Cachoeira, junto com proprietários e moradores das proximidades. Já, nesta terça-feira (27), os servidores tiveram que atuar no fogo em Conceição da Boa Vista.
O coordenador da Defesa Civil, Fernando Barcellos, que é também secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, destacou e agradeceu o apoio da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Obras), coordenada pelo secretário Juarez Paiva. Eles estiveram na área queimada na região da Cachoeira nesta manhã e conversaram com moradores ainda preocupados com os focos.
Além de causar danos ao meio ambiente, colocar a natureza, plantas e animais em perigo, o período de queimadas provoca danos à saúde. Quem sofre com doenças respiratórias tem sua saúde abalada.
A Defesa Civil Municipal divulgou telefones para denúncias e alertas de focos de incêndio:
- Corpo de Bombeiros – (32) 3441-3766;
- Polícia Ambiental – (32) 3441-0243;
- Prefeitura Municipal – (32) 3444-1345;
- Defesa Civil Municipal – (32) 9.9807-9526.