A Gerência de Comunicação Social da Energisa enviou uma nota de esclarecimento ao Site Pólis sobre as podas drásticas de árvores próximas à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Conceição da Boa Vista.
Confira:
Por questões de segurança, a Energisa realiza podas nos galhos que estão muito próximos da rede, como aconteceu nas árvores perto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Conceição da Boa Vista, quando a Energisa retirou, na última semana, apenas os galhos que estavam encostados na rede elétrica, deixando as árvores com folhas e flores. O trabalho da companhia visa garantir a segurança da comunidade e evitar problemas no fornecimento de energia, já que os galhos em contato com a rede elétrica podem ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico.
As podas foram feitas em Quaresmeiras – espécie Tibouchina granulosa. Essas árvores desempenham um importante papel ecológico na reconstrução de áreas verdes.
Fica a pergunta: Quem cortou então? A Energisa fala que não cortou as árvores de forma drástica e os servidores da Prefeitura de Recreio dizem que não foram eles.
No meio desta questão quem perde é a natureza e o paisagismo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição que em 2022 completa o seu bicentenário. Isso tudo na semana que se comemorou o Dia da Árvore e o início da estação das flores – Primavera.
Nunca podam. Sempre cortam no talo. Querem ter menos trabalho e fazem isto devido falta de noção, pois cortar estas árvores assim é brincadeira né.