Através de uma iniciativa pioneira do município de Recreio, as cidades alagadas diretamente e indiretamente pelo lago da UHE Barra do Braúna poderão se unir. Representantes de Recreio, Leopoldina, Laranjal, Cataguases e Palma, estiveram reunidos nesta quinta-feira (27).
A primeira reunião, a convite do secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Fernando Barcellos, aconteceu no Paço Municipal de Recreio. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores municipais e empresários, falaram sobre os seus municípios e de como eles poderiam estar trabalhando em parceria com a Barra do Braúna Energética S.A.
“O objetivo principal é fortalecer os Municípios desta região e apresentar propostas para firmar parceria com a administração da Barra do Braúna com foco nas questões ambientais, segurança e turismo”, disse o secretário Fernando Barcellos.
Para conhecer o lago de perto, que fica no rio Pomba, todos foram até a área alagada pertencente à Recreio. Eles navegaram por uma grande extensão e quem não conhecia ficou impressionado com o que viu.
A área alagada pela UHE Barra do Braúna tem aproximadamente 14 km² e se estende por 18 km a montante da barragem. As obras para construção da barragem aconteceram entre 2008 e 2009. A Usina entrou em operação em janeiro de 2010, com uma potência de 39 MW.
Os municípios alagados diretamente são: Laranjal (50,69%), Leopoldina (22,84%), Recreio (21,69%) e Cataguases (4,78%). A área do município de Palma está logo abaixo da barragem.
Participaram da reunião: prefeito de Recreio, Zé Maria Barros; vice-prefeito de Recreio, Léo Medeiros; secretário de Recreio, Fernando Barcellos; advogada de Recreio, Dr.ª Walquíria; vereador de Recreio, Pororoca; empresário, Sandro; prefeito de Palma, Vinícius Finamore, secretário de Meio Ambiente de Palma, Felippe Hungria; chefe de Divisão de Palma, Guilherme Silva; vereador de Laranjal, Gilmar; secretário de Meio Ambiente de Laranjal, Júlio Carneiro; secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases, Rogério Farage; vice-prefeito de Leopoldina, Totonho Pimentel; chefe do Departamento Ambiental, Erica Pereira; defesa Civil de Leopoldina, José Luiz Junqueira; vereadores de Leopoldina, José do Carmo e Gilmar Pimentel; e assessor de Imprensa da Câmara de Leopoldina, Arnaldo Spíndola.