Este ano, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural de Recreio (5 de maio), criado através da Lei 1734/2021, o recreiense, Alcides Finamore de Melo, recebeu o título de “Guardião da Memória”.
Nascido na Fazenda Duas Cachoeiras, na região do distrito de Angaturama, Alcides trabalhou a vida toda na área rural, criou gado leiteiro e plantou arroz. Foi casado com Marlene Simões de Melo (i.m), com quem teve 11 filhos. Hoje, o homenageado é avô de 26 netos e 14 bisnetos. Ele tem 88 anos de idade.
A família dele é detentora de uma marca histórica na cultura das folias de reis. Alcides herdou a bandeira da Folia de Reis Costa Melo de seus pais. O grupo completou 150 anos na jornada 2023/2024.
A homenagem ao novo “Guardião da Memória de Recreio” aconteceu na última quinta-feira (9), no Centro Cultural Aristides Dorigo, e contou com familiares, amigos e autoridades municipais.
O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.
Guardiões da Memória
- 2021 – José Pessamílio “Ié” (i.m) (produtor rural)
- 2022 – Joaquim Donato (ceramista)
- 2023 – Maria Antônia Pimenta “Toninha” (zeladora da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição)
- 2024 – Alcides Finamore de Melo (produtor rural)
Parabéns ao Sr. Alcides Finamore de Melo por seu grande empenho na preservação cultural da Folia de Reis, mantendo uma tradição familiar de 150 anos. Coincide, pois, este ano com o da inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Leopoldina, em 8/10/1874. Pouco tempo depois, em 22/05/1876 inaugurava-se a Estação Recreio, dando assim início à formação da nossa querida cidade.
Parabéns tio Alcides