A dois meses das Eleições Municipais de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha contra desinformação nas redes sociais. A ação vai contar inclusive com a participação dos internautas. Qualquer pessoa de todo o país vai poder ligar para o disque 1491 para fazer denúncias contra “fake news”. Publicações fantasiosas, com teor antidemocrático e de ataque contra os poderes serão encaminhadas ao centro integrado do TSE que vai apurar os casos e encaminhar as denúncias para os órgãos responsáveis. A presidente do TSE, Carmem Lucia, diz que essa é uma das medidas da corte eleitoral de evitar mentiras veiculadas nas redes sociais durante as Eleições.
Durante a abertura da campanha, a Polícia Federal também lançou um painel de dados sobre ocorrências policiais envolvendo “fake news”. Essa lista vai ser atualizada diariamente, mas novas informações vão ser inseridas a cada hora mais perto do dia das Eleições Municipais, marcada para acontecer dia 6 de outubro. O diretor substituto da PF, Gustavo Paulo Leite, disse durante o evento que o painel deve deixar as Eleições mais seguras e levar mais clareza para eleitores de todo o país.
Outra medida do TSE é realizar a campanha usando linguagem regional de cada estado para trabalhar em campanhas que conscientizem os eleitores sobre a busca por informações verdadeiras, também durante o período eleitoral. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro e, nas cidades em que houver segundo turno, a votação vai ocorrer em 27 de outubro.
Com informações: CBN Globo.