Inédito: Recreio recebeu recurso para incentivar o turismo

Em 2024, pela primeira vez, desde a criação de uma legislação estadual para incentivar a promoção do turismo nas cidades de Minas Gerais com repasses financeiros mensais aos cofres das prefeituras, através do chamado ICMS Turismo, Recreio recebeu o recurso.

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Foto: Marcelo Andrade.

Minas Gerais é o único estado da federação que repassa incentivos financeiros aos municípios para que possam trabalhar gestão turística, nos termos da legislação federal e estadual.

Ao longo dos últimos anos esses repasses trouxeram, e continuam trazendo, grandes avanços no planejamento e no desenvolvimento da política pública de turismo nos municípios mineiros.

Para conquistar este repasse, o município de Recreio teve que adotar uma série de ações: pleno funcionamento do Conselho Municipal de Turismo, elaborar uma Polícia Municipal de Turismo, participar do Programa de Regionalização do Turismo de Minas Gerais – Recreio participa do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, dentre outras. Dois servidores municipais trabalharam muito para essa conquista, Marcelo Andrade e Luciano Ribeiro, ambos estiveram à frente do Conselho do Turismo.

Conforme dados da Fundação João Pinheiro, entre janeiro e setembro deste ano, o Governo Estadual já depositou R$ 136.935,09 de ICMS Turismo para Recreio. Este valor é referente às ações desenvolvidas em 2022, com informações analisadas e aprovadas em 2023.

Os gestores públicos já podem inserir os documentos necessários para o cálculo referente a 2024. A inserção dos documentos deve ser feita conforme as diretrizes e prazos estabelecidos pelo regulamento do ICMS Critério Turismo.

One thought on “Inédito: Recreio recebeu recurso para incentivar o turismo

  1. DIRCINEI ANTONIO PEREIRA DE MAGALHÃES Reply

    Parabéns para essas pessoas que foram citados que estão a frente dessa conquista Recreio merece, tenho muito orgulho de ser Recreence minha terra natal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *