O Ideal pode voltar a ser campeão no Estádio Alcides Campos (Vila) após 15 anos. O Azulão está na grande decisão da Copa dos Campeões da Liga Esportiva de Cataguases de 2026 contra o Carmense (Carmo-RJ).
A primeira partida será em Carmo, domingo (5), às 10:30h, e a finalíssima em Recreio, prevista para o dia 12 de julho.
Na prateleira de títulos, a equipe azul de Recreio tem 18 títulos, entretanto apenas 3 foram na Vila. O último foi em 2011 pelo Campeonato Regional da LEC, contra o 1º de Maio de Miraí.
Na fase de grupos desta edição, Ideal e Carmense se enfrentaram, o Azulão venceu as duas partidas.
Agora é decisão: se houver dois resultados iguais (empates ou vitórias para cada time), o campeão será decidido nos pênaltis.
Os dois times chegaram até a grande final por meio de classificações nos pênaltis. O Ideal venceu São José (Cataguases) e o Carmense bateu o Núcleo (São João Nepomuceno).
Campeões da Copa dos Campeões da LEC
- 2013: Independente (Campestre);
- 2014: Ribeiro Junqueira (Leopoldina);
- 2015: Esporte de Laranjal;
- 2016: Esporte de Miraí;
- 2017: Esporte de Laranjal;
- 2018: Ideal E.C (Recreio);
- 2019: Recreio E.C (Recreio);
- 2022: Bonsucesso (Ubá);
- 2023: Ribeiro Junqueira (Leopoldina);
- 2024: Dona Euzébia;
- 2025: Democrata (Santana de Cataguases).


