53ª edição do bloco do Papel Higiênico, no domingo (3), homenageia Edir Ferreira Dorigo

A 53ª edição do decano do Carnaval recreiense, o bloco do Preocupados de Souza, popularmente chamado de Papel Higiênico, vai homenagear o centenário de Edir Ferreira Dorigo (i.m), no domingo (3), a partir das 18h na Rua Teixeira da Silva, Centro.

O Preocupados de Souza que mantém viva a tradição dos antigos carnavais com a participação da banda de marchinhas do mestre João de Pirapetinga foi criado em 1967, no antigo Bar do João Mineiro, que funcionava no prédio do Seu Jairzinho, em frente à E.E Olavo Bilac, na esquina das Ruas Prefeito José Antônio e Manoel Leite Pinho. Como a maioria dos blocos, foi iniciado por uma turma de amigos de Recreio, nascidos no final-início das décadas de 1930-1940, dentre eles, Zói Pelado, Carlos, Rafael Lima, Chico Vieira, Binha, Welsio Brum, Elcio Poleiro, Betinho, Liga, Zé Garrincha, Marcelo Mortani, José Heleno Reiff, Baiano, Zé Cochinha e Brizola (um recreiense adotivo). Foram variados os adereços do bloco.

Em meados de 1970, a partir da época em que começou a sair da Rua da Conceição, cuja concentração era na “Chacrinha” do Zezinho Vieira, foi adotado o papel higiênico como “fantasia oficial” do bloco, sem dispensar, no entanto, os adereços de pequenos galhos de árvore, influência de carnavais anteriores. Desde então, o grupo também adotou, por manifestação espontânea dos foliões, o subtítulo de bloco do Papel Higiênico.

Além de manter a tradição das marchinhas, o bloco segue o princípio de homenagear personalidades do carnaval que não estão mais entre nós. E, também faz referência a música popular brasileira, como acontece neste ano, quando será destacado os 80 anos de “Aquarela do Brasil” e “A Jardineira”.

A principal homenageada da 53ª edição, Edir Ferreira Dorigo, era foliona do bloco. Dona Edir morou por anos na Rua da Conceição. Foi casada durante 66 anos com Aristides Dorigo, ferroviário, escritor e incentivador cultural de Recreio. O casal teve 8 filhos, netos e bisnetos. A homenageada faleceu em 2014.

Banda de marchinhas que anima o bloco.

One thought on “53ª edição do bloco do Papel Higiênico, no domingo (3), homenageia Edir Ferreira Dorigo

  1. Auliceia Amorim de Souza Reply

    Parabéns!! Esse bloco realmente é uma das atrações mais linda que conheço na cidade de Recreio, lembro como se fosse hoje a homenagem que fizeram ao meu cunhado Wanderley ( Brizola ) adotado por esta cidade, na época a marchinha foi: ó jardineira porque estás tão triste 😪 minha irmã Aldileia foi casada com, logo depois começou uma nova vida ao lado do Betinho tbm faleceu e foi homenageado 👏 a vocês coordenadores desse evento deixo aqui os meus parabéns e a cada ano o bloco fica mais unido e animado, Dna. Edir sempre foi uma das mulheres mais animadas do bloco 🙏 onde estiver com certeza recebeu esta homenagem com muita alegria e com aquele sorriso .Parabens!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *