Proibição de fogos de artifício com efeitos sonoros começa viralizar na região

A proibição da soltura de fogos de artificio com efeitos sonoros, como estouros ou estampidos, começa a viralizar na região. Em uma breve pesquisa identificamos a criação de legislações municipais em Leopoldina, Cataguases e em Palma (em discussão na Câmara nesta terça-feira, dia 19). Em todas cidades não há impedimento dos fogos com efeitos decorativos, sem som.

Nas duas cidades citadas aonde a lei está em vigor, os projetos foram apresentados por parlamentares ao final de 2018 e sancionados pelos prefeitos daquelas cidades. Em Palma, o vereador Alan Du Zito, entrou com a proposta nesta terça-feira.

Em todos projetos de lei apresentados a justificativa para a proibição dos fogos com efeitos sonoros levam em consideração o tormento para os animais de estimação e as pessoas idosos ou que tenham alguma necessidade especial. E, ainda informações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia “SBOT”, segundo as quais, destaca que nos últimos vinte anos, foram registrados 122 óbitos por acidente com fogos de artifício, sendo que 23,8% dos acidentados eram menores de 18 anos. Também foram utilizados dados do Ministério da Saúde que apontam que mais de 7000 pessoas, nos últimos anos, sofreram lesões em resultado ao uso de fogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *