No último sábado (20) lideranças de grupos de Caxambu das cidades de Carangola (MG), Bias Fortes (MG), Santo Antônio de Pádua (RJ), Quissamã (RJ), Miracema (RJ), Campos (RJ) e Porciúncula (RJ), juntaram-se ao grupo de Recreio e realizaram um encontro no Clube Flor da Mocidade com o objetivo de trocar experiências sobre a manifestação cultural e traçar as metas para os próximos encontros.
O evento em Recreio aconteceu durante toda tarde no Flor da Mocidade e ao final do dia os grupos caminharam pelas ruas da cidade até chegar a Praça dos Ferroviários onde dançaram aos sons dos tambores e relembraram os antepassados.
O encontro teve a coordenação das líderes do Caxambu de Recreio, Cicinha e Ana Amélia, que já estão trabalhando com o objetivo de buscar patrocínios para levar toda equipe ao II Encontro de Caxambuzeiro do Norte, Noroeste Fluminense e Zona da Mata Mineira, no Quilombo de Machadinha, na cidade de Quissamã (RJ), programado para dia 2 de abril.
Caxambu ou Jongo
Em algumas regiões a manifestação é conhecida como Caxambu e em outros como Jongo. Ela é uma forma de expressão que integra percussão de tambores, canto e dança. Característico da região sudeste do país, era praticado pelos trabalhadores escravizados de origem bantu, nas lavouras de café e de cana-de-açúcar, como forma de lazer e resistência à dominação colonial. Foram eles e seus descendentes que, em suas comunidades, mantiveram e transmitiram às novas gerações os saberes, práticas e valores contidos nesta manifestação.
Fonte: http://www.pontaojongo.uff.br/historia-memoria-e-patrimonio