Grupos de Caxambu participam de encontro em Recreio

No último sábado (20) lideranças de grupos de Caxambu das cidades de Carangola (MG), Bias Fortes (MG), Santo Antônio de Pádua (RJ), Quissamã (RJ), Miracema (RJ), Campos (RJ) e Porciúncula (RJ), juntaram-se ao grupo de Recreio e realizaram um encontro no Clube Flor da Mocidade com o objetivo de trocar experiências sobre a manifestação cultural e traçar as metas para os próximos encontros.

IMG-20160223-WA0005O evento em Recreio aconteceu durante toda tarde no Flor da Mocidade e ao final do dia os grupos caminharam pelas ruas da cidade até chegar a Praça dos Ferroviários onde dançaram aos sons dos tambores e relembraram os antepassados.

O encontro teve a coordenação das líderes do Caxambu de Recreio, Cicinha e Ana Amélia, que já estão trabalhando com o objetivo de buscar patrocínios para levar toda equipe ao II Encontro de Caxambuzeiro do Norte, Noroeste Fluminense e Zona da Mata Mineira, no Quilombo de Machadinha, na cidade de Quissamã (RJ), programado para dia 2 de abril.

Caxambu ou Jongo

IMG-20160223-WA0004Em algumas regiões a manifestação é conhecida como Caxambu e em outros como Jongo. Ela é uma forma de expressão que integra percussão de tambores, canto e dança. Característico da região sudeste do país, era praticado pelos trabalhadores escravizados de origem bantu, nas lavouras de café e de cana-de-açúcar, como forma de lazer e resistência à dominação colonial. Foram eles e seus descendentes que, em suas comunidades, mantiveram e transmitiram às novas gerações os saberes, práticas e valores contidos nesta manifestação.

Fonte: http://www.pontaojongo.uff.br/historia-memoria-e-patrimonio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *