Há 3 meses que Recreio não recebe um acumulo de chuvas necessário para normalizar o fluxo de água do principal recurso hídrico da cidade, o Ribeirão dos Monos. Por causa da estiagem o Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE” começou uma obra emergencial na região do Ribeirão, próximo a Estação de Tratamento de Esgoto do Alto do Asilo.
De acordo com o engenheiro civil do SAAE, Antônio Edilso Lima do Bem, “o objetivo da obra é limpar, dessassorear e ampliar a capacidade de água na região onde é feita a captação do recurso em épocas de escassez de chuvas. Com isso, esperamos melhorar o abastecimento da cidade e o volume de água no curso do Ribeirão”, completou.
Desde 2014, Recreio sofre com uma crise hídrica considerada pela população como a mais grave da história do Município. “Em 2015, a Prefeitura Municipal em parceria com o SAAE investiu na ampliação do manancial, localizado na Serra das Virgens, há 2 km da área urbana, mas, a falta de chuvas constantes está dificultando a normalização no fornecimento”, disse o diretor do SAAE, Ronaldo Luís Machado Silva. Segundo Ronaldo, “os serviços no Ribeirão estão sendo custeados com recursos do SAAE”.
Este ano, pela segunda vez, o abastecimento de água na cidade está sendo por meio de rotatividade. Maiores informações sobre o rodízio pelo telefone 3444-1202.