Após quatro anos terminou ontem – dia 31 de dezembro de 2018 – o mandato de Fernando Pimentel (PT) à frente do Estado de Minas Gerais e começou oficialmente neste dia 1º de janeiro de 2019 o novo governo de Minas, com Romeu Zema (NOVO) sendo empossado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Nos próximos quatro anos o literalmente novato na política, Zema, terá uma missão bem árdua: recuperar a situação fiscal, previsão é que a dívida para este ano seja de R$ 30 bilhões; normalizar pagamento do funcionalismo, que inclusive ainda não receberam o 13º salário de 2018; renegociar a dívida de Minas com a União; colocar em dia os repasses de recursos as prefeituras; enxugar a máquina pública; e etc.
Após a posse na ALMG o governador de Minas e seu vice-governador, Paulo Brant, foram para uma solenidade na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais.
Saiba quem são os secretários:
- Custódio de Mattos ex-prefeito de Juiz de Fora e ex-deputado estadual será o novo secretário de governo. Ele já foi diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e secretário de estado de desenvolvimento social.
- Gustavo Barbosa assume a Secretaria de Fazenda. Ele foi secretário de finanças e planejamento do estado do Rio de Janeiro.
- Otto Alexandre Levy Reis será o novo secretário de planejamento e gestão. O engenheiro vinha atuando na iniciativa privada.
- Manoel Vítor de Mendonça Filho assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Também com experiência de gestão em várias empresas.
- Mário Lúcio Alves de Araújo será o novo secretário de estado de segurança pública. Ele é general do exército e vai comandar a pasta que reuniu as Secretarias de defesa social e administração prisional.
- Wagner Eduardo Ferreira assume a Secretaria de Saúde, médico, já foi presidente do MG Transplantes e participou do grupo que criou o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Estado.
- A economista Elizabeth Jucá deixa a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora e ficará responsável pela Secretária de Impacto Social do Estado.
- Germano Luiz Gomes Vieira será o secretário de meio ambiente. Servidor de carreira, exerceu cargos no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Instituto Mineiro de Gestão das Águas e na Fundação Estadual do Meio Ambiente.
- Julia Sant’Anna assume a Secretaria de Educação. Ela é servidora concursada do estado do Rio de Janeiro na carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental.
- Marco Aurélio Barcelos será secretário de infraestrutura e mobilidade. Bacharel em direito, atualmente exerce o cargo de secretário de articulação para investimentos e parcerias no governo federal.
- Ana Valentini assume a Secretaria de Estado da Agricultura. A engenheira florestal, atualmente é a Presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas.
