Leopoldina oferece Equoterapia através do SUS para crianças com TEA

A cidade de Leopoldina tornou-se uma das primeiras cidades do Brasil a oferecer Equoterapia gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assistidas pelo Centro Municipal de Atendimento TEAbraço Dr. Abdo Cristiano Salomão.

Foto: Prefeitura de Leopoldina.

O projeto “Rédea Amiga” foi criado pela Prefeitura de Leopoldina, com a cooperação da Coopleste, que disponibilizou gratuitamente o parque de exposição para as sessões de Equoterapia. Os cinco cavalos utilizados foram doados por empresas e criadores da região.

Inicialmente, todas as 65 famílias já atendidas no Centro de Autismo serão beneficiadas e a expectativa é de aumentar a oferta. As sessões acontecem de terça-feira à sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.

Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo indicado para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *