A estrada de acesso ao distrito leopoldinense de Abaíba é muito utilizada pela população para a prática de caminhadas e corridas, mas ultimamente os esportistas têm que conviver com um lixão na proximidade da subida da Cohab Dr. Irajá José Fernandes, no bairro José Taranto Luz.
Em novembro, depois de muitas reclamações da população, o setor de limpeza urbana da Prefeitura Municipal chegou a limpar o local. “Antes da limpeza a situação estava insuportável e até cadáveres de animais eram jogados ali, trazendo mau cheiro, proliferação de moscas e presença de urubus, além de várias sacolas com todo o tipo de lixo”, disse uma praticante de caminhada que pediu para não divulgar seu nome. Um mês depois da limpeza a área voltou a ser utilizada como lixão por pessoas “irresponsáveis”, com presença de sacolas e até de um resto de balcão de comércio.
De acordo com Jadir Simão, assessor especial de desenvolvimento urbano do Município, em novembro a Polícia Militar do Meio Ambiente foi acionada para analisar o local e segundo ele os policiais orientaram a montar um disque denúncia ou mesmo colocar um fiscal para vigiar a área e pegar quem joga lixo no terreno da estrada Recreio-Abaíba, a partir daí fazer um boletim de ocorrência e autuar o infrator. O disque denúncia é o 3444-1799. Perguntado sobre a coleta de lixo, o assessor nos informou que ela é feita regularmente.