Na noite da última segunda-feira (13), pecuaristas de Recreio, Laranjal, Volta Grande e Palma, estiveram reunidos na Associação de bairro do Canto dos Ferreira para discutir a “tripanossomose bovina”, uma doença que provoca a morte do gado leiteiro. O encontro foi promovido pela Agropecuária Recreio VG.

Segundo os organizadores, o evento contou com cerca de 150 participantes, entre eles: pecuaristas; veterinários; trabalhadores rurais; membros de órgãos como do Sindicato Rural de Recreio; da EMATER/MG, através do técnico extensionista, João Guilherme Marchito; e da Prefeitura Municipal, por meio do secretário de Agricultura, Luís Otávio Guilherme; dentre outros.
O tema do encontro foi apresentado pelo médico veterinário, Marcos Antônio Malacco, da empresa M2 Serviços em Saúde Animal, de Belo Horizonte. Causada pelo protozoário do gênero Trypanossoma, o parasita ataca a corrente sanguinea do gado e rouba seus nutrientes. Os animais infectados emagrecem, apresentam febre, anemia intensa, fraqueza progressiva e perda substancial de peso em curto período de tempo. Depois desse processo, eles morrem. Na região, segundo informações obtidas pelo Site Pólis, há casos da doença.
Este foi o 5º encontro promovido pela Agropecuária Recreio VG, sob direção dos irmãos veterinários, Gustavo e Vinícius Coutinho, e do patriarca, Luiz Vinícius “Coca”.



Parabens pela iniciativa do evento. Que venha outros e que todos os pecuaristas paticipem.