Pecuaristas da região discutem, em Recreio, doença que provoca morte de gado

Na noite da última segunda-feira (13), pecuaristas de Recreio, Laranjal, Volta Grande e Palma, estiveram reunidos na Associação de bairro do Canto dos Ferreira para discutir a “tripanossomose bovina”, uma doença que provoca a morte do gado leiteiro. O encontro foi promovido pela Agropecuária Recreio VG.

Encontro de pecuaristas.
Encontro de pecuaristas.

Segundo os organizadores, o evento contou com cerca de 150 participantes, entre eles: pecuaristas; veterinários; trabalhadores rurais; membros de órgãos como do Sindicato Rural de Recreio; da EMATER/MG, através do técnico extensionista, João Guilherme Marchito; e da Prefeitura Municipal, por meio do secretário de Agricultura, Luís Otávio Guilherme; dentre outros.

O tema do encontro foi apresentado pelo médico veterinário, Marcos Antônio Malacco, da empresa M2 Serviços em Saúde Animal, de Belo Horizonte. Causada pelo protozoário do gênero Trypanossoma, o parasita ataca a corrente sanguinea do gado e rouba seus nutrientes. Os animais infectados emagrecem, apresentam febre, anemia intensa, fraqueza progressiva e perda substancial de peso em curto período de tempo. Depois desse processo, eles morrem. Na região, segundo informações obtidas pelo Site Pólis, há casos da doença.

Este foi o 5º encontro promovido pela Agropecuária Recreio VG, sob direção dos irmãos veterinários, Gustavo e Vinícius Coutinho, e do patriarca, Luiz Vinícius “Coca”.

Veterinário Marcos Malacco.
Veterinário Marcos Malacco.
Público presente.
Público presente.
Equipe da Agropecuária Recreio VG.
Equipe da Agropecuária Recreio VG.

One thought on “Pecuaristas da região discutem, em Recreio, doença que provoca morte de gado

  1. Pedro Aurelio Villani Reply

    Parabens pela iniciativa do evento. Que venha outros e que todos os pecuaristas paticipem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *